quarta-feira, julho 20, 2011

Sistema Gastrointestinal - parte 1


“Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.”

Excelente... a pessoa aqui já tem falta de foco e agora me avisam que vou perdê-lo totalmente. Todo dia eu torço para que o Thyago me agüente hahahaha. O bom de escrever aqui é que assim terei outros ouvidos (olhos) pra dividir com ele essa minha fase maluca.

--

Após pegarmos o resultado pensamos, avisar ou não avisar. Sim, entendam, fica uma balança entre o medo de avisar precocemente e a felicidade de compartilhar esse momento tão especial que não é só nosso é de todos. Meu pai foi o primeiro filho. Por parte de pai eu fui primeira filha/neta/sobrinha. Agora nosso filho será primeiro filho/neto (ambos lados)/sobrinho/sobrinho neto e seria o primeiro bisneto de meus avós paternos. Sendo assim é um acontecimento familiar.

Ligamos para nossos pais, irmãos, a Dinda Lê e a titia Mi!!! Todos ficaram num misto de felicidades e nervoso... ok, a Dinda Lê ria muito de nervoso hahaha. Minha mãe disse que uma mulher parou-a no meio da rua perguntando se ela estava bem, pois dava gritos ao telefone. Tia Mi ficou muito faceira, pois no dia anterior, na apresentação da lindona da Vallentina, eu tinha comentado da desconfiança. Dindo Di, não atendeu na hora... coisa que hoje não acontece mais hahaha, aí mandamos uma msg pra ele ligar correndo. Dinda Beta, ficou gritando de feliz do gringuinho (quando pequenas combinamos de eu ter menino e ela menina hahaha). Vô Mário, disse que já estava na hora e que seria vô pela segunda vez, pois já era avô da Nina (nossa bulldog). Vó Neiva e tio Du deram pulos de alegria também.

Meu pai... bueno, meu pai já devia saber disso antes de nós mesmos e sei que está muito feliz com a notícia, mas simmmm eu queria dar um big abraço nele e contar.

--

Terceiro sistema a se manifestar foi o gástrico iniciando seus distúrbios com uma forte azia. Alguém aí já teve azia? Afeeee, como diz a Neneca, nos sentimos um dragão! Antes de engravidar tinham comidas específicas que me davam azia, agora se ela quer aparecer vem sem avisar, independente do que eu comi.

Lá vem ela de novo... isso é tudo culpa da progesterona. Para proteger o babys ela é produzida, mas também nos deixa em cada cilada que te conto. Ela irá relaxar os músculos lisos do corpo e isso incluirá o relaxamento do diafragma e assim facilitar o refluxo, causando azia. Ela também irá relaxar a musculatura intestinal e assim dificultar os movimentos peristálticos... papo para outro post.

Recebi várias dicas sobre como acalmar o dragão... inclusive chupar limão, coisa que dizem que adianta, mas a ciência não explica. Agora é fato, as coisas cítricas nessa azia de gravidez funcionam... eu tenho vontade de tomar litros de suco de laranja (imitando a Mi) e essa semana em específico a água tônica bem gelada tem suplantando um pouco também.

3 comentários:

fers disse...

Combinação perfeita para dar muitas risadas...Rê+gravidez..
Estou aqui na arquibancada torcendo por novas histórias! Beijo no cuore!!!!

Bita disse...

É de rir e de chorar ao mesmo tempo! Hehehe. Estou adorando e aguardando novos posts.
BEijos!

PS: a mamis tb disse que está adorando.

Thyago disse...

Amor, relaxa que estamos juntos nessa jandada. Sei de tudo que está e irá acontecer. Por isso, tolerância infinita. Amo vocês