sábado, janeiro 20, 2018

Nome no listão!!!

Ontem foi divulgado o listão da UFRGS e isso pra mim é sinônimo de ansiedade, choros de tristeza, de alegria, abraços e comemorações.

É a revelação de um ou mais anos de muita dedicação, de abdicação e de: vou jogar tudo pro alto!

No ano em que resolvi passar... pausa:

Sei que falta maturidade e estrutura familiar de apoio pra muitos se darem conta disso lá pelos seus 16, 17, 18 anos de vida, mas sim É A GENTE QUE RESOLVE PASSAR!!!
É muito mais sobre controle emocional do que sobre conhecimento. Sem desdenhar conhecimento, pelamor! Quero dizer que sem o controle emocional, conhecimento vai para o ralo, ou melhor, para mais um ano de tentativa.

Voltando... No ano que passei, foi uma decisão que tomei no primeiro dia da prova. Eu tinha sido desclassificada em matemática no ano anterior, exatamente por me faltar a serenidade emocional.

Já na entrada da sala eu disse para a monitora:
- Não quero receber as provas no dia seguinte. Se puder pegá-las todas na quinta ótimo, do contrário aguardarei meu nome no listão.

Ela disse que ia verificar e me retornar. As peguei na quinta, mas ainda assim não conferi gabarito. Era uma confiança tão grande, que eu simplesmente sabia que tinha passado. Ok que me dava uns insights: e se não? Ai vinha meu controle emocional e dizia: te aquieta que tá dominado!

Uma semana... até ser mãe e esperar 9 meses pela minha filha, esse era meu conceito de eternidade, de entender Einstein e o "tempo relativo"! Simplesmente o tempo não passava... credo!
Pra completar naquele ano o listão nao saiu na sexta e sim no sábado pela manhã.
Como a ansiedade estava no nível hard do créu, fui dormir na minha prima Mari. Só não dormi.
Sábado cedinho fomos eu, ela, minha amiga Tay e meu pai pro campus central da UFRGS (quer saber... o listão analógico e a festa de tintas deixavam tudo mais emocionante).
Um tempinho esperando e saíram as listas. Enquanto iam colando nos murais, eu já me posicionei pro final. De repente só ouço uma voz gritando que passei. Colaram as listas em ordem alfabética invertida! PASSEIIII!!!

É uma emoção, um alívio, um orgulho! Meu pai de bengala e com dificuldades de caminhar, corria e chorava! Depois chegou minha mãe (avisada naquela época via orelhão - procura no google) que ainda deu entrevista pro jornal.

Com certeza foi um dos dias mais emocionantes da minha vida e poder comemorar com eles quatro e todo aquele povo, foi demais!!

Mas voltando ao listão de hoje, penso do outro lado, o dos pais. A apreensão, a ansiedade que não pode passar para os filhos. A expectativa, o coaching, o abraço ao deixar na prova, o choro ou sorriso ao final de cada uma delas.
Ouço muitas dessas histórias dos pais dos vestibulandos de hoje.

Penso que daqui a pouco (muito) serei eu nesse papel, ou talvez de outro ritual de passagem da minha filha.

Aí será a vez de testar meu controle emocional como mãe, como a que deverá acalmar e incentivar... não mais esbravejar!

Então vamos lá, gatinha da mãe! Etapas e etapas! 😍✌

Um comentário:

Gabriella disse...

Renata,

Então, chegou minha vez de ser mãe de vestibulanda e com foco na UFRGS...diversos sentimentos conforme você colocou, mas aqui em casa , procuramos passar tranquilidade e apoiar o máximo possível! Assim como tu, a Gabi resolveu não corrigir as provas para não correr o risco de perder a motivação ou então ficar com excesso de confiança!! Foi difícil, pois na minha ansiedade queria ver dia a dia como estava o desempenho...mas isso não é uma decisão nossa e sim da vestibulanda...
Recebi a notícia que ela havia passado via watzap!! E estava chegando na convenção de vendas da empresa ( você sabe bem como é esse momento😜) ... fiquei ali ouvindo discurso de abertura mas queria gritar para todo mundo e principalmente dar um abraço na minha filha ! Mas lembrei que mesmo eu estando em casa, ela não estaria, pois foi para praia com as amigas em concentração para o Planeta Atlântida!! É a vida amiga, cada fase e cada momento devemos curtir ao máximo, só o que eu penso!
Bjuuu pra vc!