quarta-feira, julho 19, 2017

Todo mundo usa óculos!

Pré conceitos...

Todo mundo sabe que existe um preconceito com negros, com mulheres, com pessoas que tem algum tipo de deficiência, com mães... Mas ninguém sente!
Se imagina, mas não se sente. 

Imagine você vendo pessoas com câncer... Uma barra não é mesmo? Mas você não está nessa situação, não vive a realidade da dificuldade de um tratamento e tudo mais que envolve isso.

Se cada um pudesse ao menos se colocar por alguns minutos no lugar do outro, não precisaria pedir desculpas dizendo que aquilo não faz parte do seu comportamento. Colegaaa, cá entre nós, se você falou, faz! Está tão enraizado que capaz de você nem perceber até  que atinja o espaço público. Desculpe, mas respeito define caráter, define valores. Não é o que você faz em público que te define e sim o que você faz e pensa quando ninguém mais está vendo.

Essa semana li alguns exemplos disso.
Ontem teve jogo do inter e farei um relato breve do episódio: bandeirinha marca impedimento, Luverdense para; juiz diz que não houve nada e o Inter segue e marca um gol. Por mais que houvesse liberação do juiz, a outra equipe estava parada. Pra mim houve sim querer levar vantagem e azar do resto. Ética!
Não contente, o treinador do inter responde a uma repórter que questiona o resultado que "como ela é mulher, ele não vai responder por que ela não deve ter jogado futebol"!
A empresa dela diz que ela não vai se pronunciar. Sabem o motivo, né?! Fica caladinha pra não perder o emprego.
Já ele diz que se pronunciou mal no calor do momento. 🙄😒

Essa semana vi também a Samara Felippo se pronunciando sobre a falta de representatividade que as filhas tem na sociedade. Ela tem filhas negras e tenta explicar todo dia que o cabelo delas não é significado de não ter beleza, de coisa ruim, de dificuldade. Só não tem mídia falando disso o tempo todo como coisa boa. Não tem bonecas negras aos montes, não tem desenhos com meninas negras... E quando tem são estereotipadas.

As antigas histórias de princesas acabam sempre no casamento... Hahaha, pq será?! E essa semana li sobre isso... O quanto passamos para nossos filhos que as meninas tem que ter adoração pelo corpo perfeito e ilustrado em campanhas fitness? Que qualquer coisa longe disso é considerado fracasso e relaxamento? Para mulheres! Homens, não!

Mulheres e homens tem os mesmos direitos! 🤔🤔
Pode ser, mas só se a mulher abdicar veementemente de ser mãe... E olhe lá! Às vezes eu tinha vontade de conhecer quem abortou uns e outros por aí! Tem sim empresa que deixa de contratar mulher pela possibilidade dela vir a ser mãe ou por ter filho pequeno.

Não vou me alongar em nenhum desses pontos que seria um texto interminável.
Porém, eu queria dizer que precisei ter uma filha pra ver a falta de espaço da mulher, pois pra mim estava tão enraizado que era considerado normal... NORMAL!!! Pelamor, minha gente, isso não pode ser normal e aceitável!!!

Tive que ter uma filha que usa óculos, (Entenderam? ÓCULOS!!! A maioria das pessoas usa óculos!) pra ver que nos livros infantis não tem crianças que usam óculos, que nas propagandas não tem crianças com óculos, que não tem princesas com óculos, heroínas com óculos!!
Quando ela precisa encontrar uma imagem na revista que a represente pra um tema da escola, não tem! E se naquele 1% que a gente possa vir a encontrar, a criança de óculos está estereotipada!

E é só um óculos... Que quase todo mundo usa!

Deu pra entender?

Nenhum comentário: