terça-feira, novembro 18, 2008

Ritmo Biológico



Desde pequena eu sempre penso que nasci do lado errado do planeta... Gente, meu fuso horário não é compatível com esse nosso - eu pensava... sem me dar conta de que, ao mudar me mudar, o problema continuaria hahaha.

Bueno, custava os professores do colégio entenderem que meu ritmo de manhã era outro?! Meus irmãos acordavam a todo vapor para ter aula de manhã e eu... arghhh... odiava o mundo nesse horário!


Na época da faculdade isso se fez mais presente ainda... se tinha prova no começo da manhã = nota não favorável. Do contrário era bemmm melhor.


Motivo: não raciocino nada de manhã!

E hoje? 30 anos, corpinho pedindo novas atitudes - NADA MUDOU!! (pauta para outro texto: atividade física)

Não é só a mente que não funciona, o corpo tb só vai desamassar e desinchar lá pelas 10:00, quando então eu começo a fazer sinapse, independente do horário que eu tenha levantado (sim pq acordar é diferente de levantar da cama).

E tudo fica péssimo de manhã... pela rinite - olho inchado e nariz vermelho; pela pele - acordo transparente, tenho a sensação que perco sangue de noite, de tão branquela que eu acordo... meu espelho me odeia de manhã!!

Pra piorar colocaram espelho no elevador do escritório... acusador de idade, todo dia de manhã me mostra novos fios brancos de cabelo... maldito!!



Então fui procurar na internet uma imagem que seja a cara dos meus dias pela manhã... e tem imensa quantidade de textos sobre "acordar cedo", "ritmo biológico", "relógio biológico"...

Ufa não sou só eu que tenho problema com o "sistema"!!! Alguém mais além de mim já sentiu-se culpado por ter um ritmo diferenciado do padrão? Noooossa foram muitas sessões na terapia para não me sentir preguiçosa e ver que eu funciono em outro horário!

E quando convivemos com pessoa em outro ritmo?!!

Texto de Drauzio Varella:

"Relógios biológicos:
Ele deita cedo, bem na hora em que ela está a toda, disposta e animada para puxar conversa, fazer planos para o dia seguinte e programar a saída com amigos no final da semana ou um passeio com os filhos. Sonolento, ele mal ouve o que a mulher diz. De manhã, a cena muda e os papéis se invertem. Ele canta no chuveiro, liga o rádio alto para ouvir as últimas notícias, reclama dos impostos que aumentaram estorsivamente e do chefe rabugento, enquanto ela permanece muda, sem entender como alguém pode ter ânimo para falar tanto e tão cedo. Essa incompatibilidade de disposição e desempenho atribuída ao ciclo sono/vigília reflete o ritmo biológico de cada indivíduo e não depende somente de fatores ambientais, como o dia e a noite, as estações do ano ou o horário de verão."

Hahaha me matei de rir... sou eu e o namorido sem tirar nem pôr (obviamente que os exemplos não se aplicam literalmente)!!

A gente até brinca que o nosso dia só deveria ter o período da tarde, que é quando conseguimos resolver melhor as coisas mais complexas juntos hahaha.
Poderia ser complicado... mas é ótimo também ter essa diferença. De noite eu chego em casa a todo vapor fazendo tudo ao mesmo tempo... já o Thyago, vem se arrastando... então eu tomo conta. Já de manhã o Thyago acorda às 5:30 da matina cantando, brincando com nosso filhote (Chinchila), faz tudo que eu não tenho nem idéia de como fazer... me diz como vai ser a temperatura do dia... e meu olho ainda nem consegue abrir, imagina o cérebro acordar!!

É engraçado quando ele diz:
Ele: "Linda, lembra o que te pedi tal coisa?!"
Eu: "Qdo isso?"
Ele:"Ontem de manhã!"
Juro que me esforço, mas meu sistema de memória não fica ativado nessas horas. O inverso é igual com ele.

Bueno, de todas essa adversidade que o período matinal me reserva, ainda bem que tenho um companheiro pra melhorar e aprimorar minhas manhãs!!!
Bjos.

Um comentário:

fers disse...

Amiga!O livro "a melhor hora para vc" explica muita coisa sobre esse tema...eu ja identifiquei meu perfil...coruja!!!hehe